Santa Missa : A celebração do Sacrifício Perfeito

domingo, 23 de março de 2014

Injustiçado Padre Lúcio André Pereira ?

Desde os meus 8 anos frequento a Paróquia de São Francisco Xavier. Acompanhei desde então a passagem por ali de vários sacerdotes.  
Já há alguns anos, mais precisamente desde a chegada do então Bispo Sr. D. José Luiz Bertanha, o qual era Padre da igreja do Nosso Senhor Bom Jesus de Iguape e foi ordenado Bispo da Diocese de Registro, o êxodo se fez presente, missas em que dava para se contar nos dedos quantas pessoas estavam presentes, procissões fracas em termos de participação da comunidade. 

Nas celebrações muitas pessoas dormiam na homilia, devido a falta de uma palavra de carinho, uma palavra que tocasse fundo o seu coração, o seu espírito, uma pregação que os fizessem ficar atentos a cada palavra, ai diga se de passagem, o Sr. Bispo acertadamente, trouxe para Registro, o Padre Lúcio André Pereira, e ele com seu jeito simples, mas cativante, um padre carismático, uma pessoa amiga e sempre de braços abertos disposta a ouvir os jovens, adultos, idosos, que conduz uma celebração com fervor, em que a sua fé em nosso Senhor Jesus Cristo se faz presente no seu rosto e em suas palavras, transformou as celebrações antes monótonas, em um círculo de oração permanente, e a igreja começou a ficar tão cheia de pessoas que faltaram lugares.

Mas, o fato de ele ser muito querido, estimado por todos, começou a incomodar certas pessoas, mais precisamente o Sr. Bispo, porque o Padre Lúcio começou a ficar mais em evidência do que ele e ai começou a despertar o que conhecemos como “inveja”, um dos sete pecados capitais. 

Não demorou muito para começarem a aparecer as primeiras discussões e em uma delas, segundo chegou ao meu conhecimento, o Sr. Bispo o acusou de estar “dividindo a comunidade”. Ora pois Sr. Bispo, muito pelo contrário, o Padre Lúcio estava sim agregando, estava nos unindo em torno de nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem estava e continua dividindo era o senhor com sua habitual “frieza”.
Mas, nós seres humanos somos passíveis de cometermos erros em nossa caminhada e infelizmente o Padre Lúcio deu ao Bispo a colheita daquilo que ele (Bispo) havia plantado: uma carta renunciando ao cargo de Pároco da Catedral, talvez num momento de sua vida em que estava muito oprimido e aflito, quando informalmente nos comunicou tal decisão.

O convencemos a desistir da ideia e ele nos ouviu e escreveu uma segunda carta pedindo que o Bispo desconsiderasse a primeira, mas, ele não quis nem saber e praticamente decretou sua saída.

O que eu gostaria que a comunidade soubesse é que nos reunimos algumas vezes no salão paroquial após as missas para vermos o que seria possível fazer, elegemos uma comissão, fizemos um abaixo assinado e a comissão foi conversar com o Bispo para tentar dissuadi-lo da ideia de tirar o Padre Lúcio.

Sugerimos a ele que o Padre ficasse como vigário, mas ele estava irredutível, porém, disse aos representantes que daria uma resposta. Fiquei aguardando a tal resposta que nunca chegou, então, fui conversar com ele.
Ao longo da conversa pedi encarecidamente por três vezes que em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ele deixasse o Padre Lúcio como vigário da Paróquia, ele simplesmente abaixava a cabeça e não me respondia nada.


Falei a ele sobre os desejos e anseios da comunidade, mas, nada adiantou. Como se vê D. José Luiz Bertanha não costuma cumprir o que promete, toma atitudes por conta própria como um ditador. O senhor é capitalista, fica mais preocupado com o dinheiro que a igreja precisa arrecadar do que com o grande objetivo da religião católica apostólica romana, que é de evangelizar. 

Seus métodos são obsoletos e arceicos, sua diretrizes são ultrapassadas, contrárias ao que rege o Papado do Papa. Será que o senhor não se conscientizou-se ainda de que a Igreja pertence a Deus e à comunidade. Que Sacerdotes e Bispos não mandam na igreja!

Escrevi esta carta porque muitas pessoas que frequentam as celebrações me param nas ruas, vão até a minha casa e me perguntam a todo o instante qual o verdadeiro motivo da saída precoce do Padre Lúcio.
A verdade tem que ser dita, doa a quem doer, chega de se calar, de engolir a seco, pessoas públicas e que detém o poder em suas mãos, fazerem prevalecer as suas vontades e os seus desejos pessoais em detrimento da maioria dos anseios de um povo.
Os tempos são outros!


José Luiz Prévidi Barduco – Morador de Registro

Homenagem ao Padre Lúcio

4 comentários:

  1. Ontem 22/03/2014 fui a missa aqui na paroquia Santo Expedito e Sao Francisco de Assis no bairro Maracana Mirim - Praia Grande e tive a oportunidade de ver a missa celebrada pelo Padre Lucio, padre que alguns fieis ja haviam me dito dele e ainda nao o tinha conhecido. Realmente foi uma linda missa, nossa comunidade estava defasada de padres e ele veio para nos ajudar a levar o palavra de Deus ( aqui somente 2 padres para se revesarem em mais ou menos 9 paroquias. Seja bem vindo Padre Lucio, ja nos cativou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que o Padre Lúcio não ficará aqui. Uma pena .

      Excluir
  2. Padre Lúcio, é Sacerdote com "S" maiúsculo. Quero deixar registrado que ele é um Padre que anuncia Jesus, leva o Evangelho. E quer saber mais se o senhor Bispo de Registro não o quer lá, mende ele para o interior que ficaremos muito felizes em recebê-lo, a cidade é Lins e ele será muito bem acolhido aqui. padre Lúcio as perseguições muitas vezes começam na própria Igreja é sinal que o senhor realmente reflete a luz que é Jesus, nós te amamos, fique com Deus e que ELE o abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostaria de te-lo em Praia Grande , muito. Mas de preferencia se ele mesmo distribui-se a comunhão e não ficar sentado nessa santa hora.

      Excluir