Santa Missa : A celebração do Sacrifício Perfeito

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Homilia na Comemoração de todos os Fiéis Defuntos (02-11-2013)- Frei Ernani


Queridos irmãos e irmãs estamos rezando por todos os fiéis defuntos, pois professamos no Credo apostólico “Creio na ressurreição da carne, na vida eterna”. Há sugestões de Leituras no Lecionário Dominical e de orações no Missal Romano.
Em razão disso vamos apenas fazer uma pequena reflexão sobre a morte como esperança Ressurreição, da vida eterna. 

Estamos numa crise de esperança. Falta esperança neste mundo, nas pessoas, na capacidade de fazer com que a realidade se torne melhor. Falta esperança na ressurreição, na vida eterna! Há muitos que preferem fugir dos questionamentos da vida presente, porque lhes falta esperança! Aliás, o maior questionamento que a vida faz ao ser humano é a morte: o que ela significa para a muitos? 

Para a grande maioria pertencentes a uma sociedade materialista que só pensa no poder, no ter e no prazer, significa o fim de tudo, a destruição do ser! Mas para nós cristãos católicos que temos fé no Cristo vivo e ressuscitado significa a esperança da vida eterna, nunca a destruição do nosso ser mas a glorificação do nosso corpo à luz da ressureição de Cristo, ou seja a vida eterna com Deus! Para a cultura de morte violenta que vivemos, percebemos uma sociedade que incapaz de dar sentido à vida! Na morte nos encontramos com Deus! O Deus da Vida! Que nos envolve no seu Mistério, no Mistério Pascal de seu amado Filho Jesus! 

Agora será que quando chegar a nossa hora, será que a nossa fé fará com que sintamos um pavor por termos que passar por uma experiência completamente nova e diferente de tudo o que conhecemos? E esse mistério humano que iluminamos com a fé, a partir da morte e ressurreição de Cristo! 
Peçamos nesta Eucaristia pelo nossos irmãos e irmãs que já partiram para que sejam acolhidos na glória eterna e que nós cremos e por isso esperamos o feliz encontro com Deus possamos cada vez mais compreender a vida jamais é tirada, mas é transformada, plenificada na luz da Ressurreição de nosso redentor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário