Ana Maria recebe monsenhor na casa de cristal (Foto: Mais Você / TV Globo)
O novo Papa é argentino, está nas redes sociais, anda de ônibus e, pela primeira vez, adotará o nome Francisco para assumir o papado. Durante entrevista ao Mais Você, o monsenhor André Sampaio de Oliveira, mestre e doutor em Direito Canônico, repercutiu sobre os desafios que o novo pontífice tem pela frente na hora de comandar 1,2 bilhão de católicos em todo o mundo.
Quando apareceu o nome do Jorge foi uma surpresa muito grata. Ele é um homem simples, terno, simpático. Ele mesmo preparava suas refeições. Mas é bom recordar que agora é um chefe de Estado, que deve assumir atitudes e ações que fogem dele como pessoa. Muda seus desejos pessoais, mas terá que ser modificado pelos próprios protocolos de segurança da igreja”, analisou Sampaio.
E como o Papa vai assinar, Francisco ou Francisco Primeiro? Segundo monsenhor André, só dará para saber a partir da primeira assinatura oficial do Papa: “Francisco dá a conotação e mostra o caminho que ele vai assumir, pois Francisco era um reformador e mostra a linha de seu pontificado. O nome sempre é um indicador do que pode acontecer”.
O momento da apresentação do novo Papa no Vaticano demonstrou uma característica logo de cara do novo líder da Igreja Católica. “Ele abençoou as 50 mil pessoas que estavam na Praça São Pedro e, em seguida, se inclinou numa postura de manter-se abençoado pelas pessoas. A postura da bênção do novo Papa demonstra humildade. O Papa deixa de ser argentino para ser um homem de Deus", disse o monsenhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário